Alimentos que melhoram a imunidade

A imunidade é o mecanismo de defesa do organismo contra vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. O sistema imunológico é o sistema responsável por desencadear esse processo de defesa e manter, assim o equilíbrio e o bom funcionamento do organismo. Então, se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, uma ótima ideia é apostar em ajustes nas refeições. Alimentos que são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias auxiliam na manutenção do sistema imunológico.

1. Frutas cítricas:

Laranja, limão, tangerina, uva, abacaxi, acerola, morango, kiwi, ameixa e maracujá são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo. 

2. Vegetais verdes escuros:

Alimentos como brócolis, couve, espinafre, agrião, acelga, almeirão e rúcula são ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo. 

3. Alimentos ricos em zinco:

Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, como feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico. 

4. Oleaginosas:

Zinco, nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais como de girassol, gérmen de trigo, milho e canola, são ricos em vitaminas E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade.

5. Tomate:

Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo. Esses compostos aceleram o envelhecimento celular e deixar o corpo mais propício a desenvolver doenças.

6. Alimentos fonte de ômega-3:

O azeite e o salmão auxiliam as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

7. Gengibre:

Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, ajuda a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo.

8. Alho:

Por ser rico em vitamina A e C, é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico. Reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite.

9. Cebola:

Rica em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, reduz o risco de alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins.

10. Própolis:

Contém proteínas e compostos com capacidade de alterar e regular o sistema imunológico, além dos benefícios de ser antibacteriano e antiviral, ativa os passos iniciais da resposta imune, estimulando receptores específicos e a produção de citocinas, que modulam os mecanismos da imunidade.

 Acesse nosso blog:

☎ Ligue (43) 30276812 ⠀⠀⠀

? Whatsapp (43) 99177-3329

#ClinoMAX #emagrecimento #vidasaudavel #alimentacaosaudavel #dieta #corposaudavel #saude

Talvez você também goste !