Benefícios da água para a saúde

Benefícios da água para a saúde

O organismo humano é composto por 50% de água e ela participa praticamente de todas as funções do nosso metabolismo. Por isso, o consumo regular de água durante o dia ajuda o corpo à funcionar melhor e previne problemas de saúde. E para que você mantenha hábitos saudáveis, vamos falar sobre os benefícios do consumo de água:

Controlar a pressão sanguínea:

A presença da água determina a densidade do sangue, sendo grande influência no controle da pressão. É por isso, que em alguns aparelhos medidores, a pressão é medida em porcentagem de água no sangue.

Previne cãibra:

A cãibra acontece por que existe um desiquilíbrio na quantidade de água de nossos músculos. Beber água regularmente ajuda manter o equilíbrio hidroelétrico e o bom funcionamento das células musculares. 

Protege o coração:

Com o sangue mais diluído, ele flui com mais facilidade pelos vasos sanguíneos, diminuindo as chances de infartos e derrames. Por essa razão, quem bebe em média dois litros de água diariamente, têm menos chances de sofrer ataques cardíacos ou outras doenças do coração do que aqueles que bebem menos do que isso.

Melhora o funcionamento do intestino:

A água auxilia na lubrificação das paredes intestinais e na movimentação do bolo fecal, evitando constipação e a formação de gases. Quando o intestino não está funcionando muito bem, uma boa dica é comer mais fibras e ingerir mais água também. Portanto, muita atenção, pois ingerir muitas fibras e pouca água provoca o efeito reverso: intestino preso.

Protege contra pedra nos rins:

A ingestão contínua de água faz com que os rins trabalhem constantemente devido ao maior volume de sangue. E isso acontece sem sobrecarregar os rins, mantendo sua função de limpar o sangue eficiente. Por isso, beber muita água é a principal maneira de se proteger da formação de um cálculo no rim.

Transporte de nutrientes:

Sem água o sangue fica mais denso e, consequentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. A parte líquida do sangue, chamada de plasma, deve corresponder a 55% do sangue. Se essa proporção diminui pela falta de água, as células não recebem todos os nutrientes que deveriam.

Aumenta a resistência física:

Além da hidratação, a água ajuda a controlar a temperatura do corpo, e assim melhora o rendimento em alguns esportes e algumas profissões que exigem um esforço muito grande do corpo.

Ajuda a emagrecer:

Se for ingerido bastante líquido durante o dia, o estômago será relativamente preenchido. Isso significa maior saciedade e, por sua vez, menor comida ingerida.

Manter a pele jovem:

Entre as células, tem um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida. Beber água, além de deixar a pele hidratada e firme, favorece a excreção de toxinas, substanciais que prejudicam a pele.

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